Escola: Creche Flor de Pequi
Data: 27 de abril de 2016
|
|
Espaços visitados
|
Salas de aula, secretária, sala dos professores, sala de computador, brinquedoteca, pátio, refeitório e cozinha. |
Relações humanas (alunos, professores, gestores,
comunidade, escolar)
|
Os alunos ficam a
vontade com os professores, assim demostrando confiança. A coordenadora e a
diretora sempre estão presentes nos momentos de brincadeiras no pátio..
|
Organização do trabalho pedagógico
|
Há um roteiro na organização pedagógico, para que as crianças venham aprender a ter rotina, e assim, aproveitá-las com muita alegria.
7:30 às 7:45 –
Acolhida
7:45 às 8:15 –
Rodinha /Chamadinha /Quantos Somos/Ajudante do Dia
8:15 às 8:45 –
Café da Manhã
8:45 às 9:00 –
Hora do Canto
9:00 às 9:30 –
Pedagógico 1
9:30 às 9:45 –
Lanche (Colação)
9:45 às 10:00 –
Parque
10:00 às 10:15 –
Área Externa (Lúdico)
10:15 às 11:15 –
Pedagógico 2
11:15 às 11:45 –
Momento Literário
11:45 às 12:15 –
Almoço
12:15 às 12:30 –
Escovação
12:30 as 14:15 –
Descanso
14:15 às 14:30 –
Lanche/Colação
14:30 às 15:00 –
Atividade Lúdica
15:00 às 16:45 –
Banho
16:30 às 17:00 – Preparação para
a saída
|
Gestão escolar
|
É o que gerencia os processos
internos da creche, e executa as atividades de acordo com o cronograma.
|
Projeto Político
Pedagógico
|
Vê a creche como
um todo em sua perspectiva estratégica. É uma ferramenta gerencial que
auxilia a escola definir suas prioridades estratégicas, a converter as
prioridades em metas educacionais.
|
Perguntas
|
Respostas
|
1- Como é
desenvolvido o Plano Pedagógico?
|
O primeiro passo foi construir o
Projeto Político Pedagógico com toda a comunidade escolar. Com isso em mãos,
podemos desenvolver nossos projetos e ações pedagógicas de maneira que todos
(escola-família-comunidade) participem e colaborem, contribuindo assim para o
aprendizado de todos.
|
2- De que maneira
o coordenador pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação, bem
estar e cultura das nossas crianças?
|
O coordenador é um
agente articulador das aprendizagens na creche, é ele quem faz a ponto entre
o planejamento e a execução do trabalho na creche. Assim para melhor
desenvolvimento do trabalho, o coordenador deve sempre pesquisar as melhores
formas dessas ações serem desenvolvidas.
|
3- Para você. Qual
a importância da creche na vida das crianças?
|
A creche é hoje entendida como
um contexto forma de educação e de apoio às necessidades das crianças, ao
mesmo tempo em que cumpre também uma função assistencial. Ela é muito
importante para o amadurecimento da criança, pois ela aprende a dividir e
partilhar o espaço, os brinquedos da creche e sempre pesquisa as melhores
formas dessas ações a serem desenvolvidas.
|
4- Como é a
relação dos pais com a creche?
|
Os pais são muito
participativos e pontuais. Colaboram com os trabalhos e ajudam na medida do
possível.
|
5- A educação é,
na maioria das vezes, o primeiro passo das crianças para fora do ninho do
ambiente familiar e do lar. Como lidar com esse momento de passagem? O que a
creche oferece nessa etapa?
|
Deixar o filho na escola pela primeira vez não costuma ser uma terefa fácil. Nem para as crianças e pais. Mas, é possível amenizar a angústia e tomar este momento mais leve. O primeiro passo é conhecer bem a criançada, entender seus costumes e medos que ajudar a elaborar o planejamento. Quando percebem que o educador sabe coisas que as fazem se sentir bem, elas ficam mais calmas e seguras. Antes de receber a turma, é fundamental ler com atenção todas as informações contidas na ficha de anamnese (com histórico de saúde). Também é desejável fazer uma entrevista detalhada com a família. É um momento de ajuste de expectativas. É essencial escutar o que os familiares esperam e explicar os objetivos da instituição. Mostrar interesse pela criança é uma forma de tranquilizar os pais. Vale perguntar como é a rotina em casa, do que a criança gosta de brincar e de comer e se possui objetos de apego. |
Algumas fotos da Creche Flor do Pequi
![]() |
Banco de espera. |
![]() |
Entrada da creche, onde fica localizada a secretária, coordenação, direção. |
![]() |
Pátio da Creche. |
![]() |
Berçário. |
![]() |
Berçário. |
![]() |
Pátio da creche. |
![]() |
Pátio da creche. |
![]() |
Pátio da Creche. |
![]() |
Sala de aula |
![]() |
Contando História no pátio. |
![]() |
Contando Histórias. |
![]() |
No pátio. Apresentação. |
![]() |
Professora fazendo a apresentação. |
![]() |
Professora dando aula. |
![]() |
Apresentação. |
![]() |
Comemoração deia do índio. |
![]() |
As crianças esperando os seus pais chegarem. |
Por: Gildevania Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário