segunda-feira, 16 de maio de 2016

A escola na vida e a vida na escola 1 - Visita na Creche Flor de Pequi


Escola: Creche Flor de Pequi
Data: 27 de abril de 2016
Espaços visitados


Salas de aula, secretária, sala dos professores, sala de computador, brinquedoteca, pátio, refeitório e cozinha. 



Relações humanas (alunos, professores, gestores, comunidade, escolar)

Os alunos ficam a vontade com os professores, assim demostrando confiança. A coordenadora e a diretora sempre estão presentes nos momentos de brincadeiras no pátio..
Organização do trabalho pedagógico

Há um roteiro na organização pedagógico, para que as crianças venham aprender a ter rotina, e assim, aproveitá-las com muita alegria.
7:30 às 7:45 – Acolhida
7:45 às 8:15 – Rodinha /Chamadinha /Quantos Somos/Ajudante do Dia
8:15 às 8:45 – Café da Manhã
8:45 às 9:00 – Hora do Canto
9:00 às 9:30 – Pedagógico 1
9:30 às 9:45 – Lanche (Colação)
9:45 às 10:00 – Parque
10:00 às 10:15 – Área Externa (Lúdico)
10:15 às 11:15 – Pedagógico 2
11:15 às 11:45 – Momento Literário
11:45 às 12:15 – Almoço
12:15 às 12:30 – Escovação
12:30 as 14:15 – Descanso
14:15 às 14:30 – Lanche/Colação
14:30 às 15:00 – Atividade Lúdica
15:00 às 16:45 – Banho
16:30 às 17:00 – Preparação para a saída
Gestão escolar

É o que gerencia os processos internos da creche, e executa as atividades de acordo com o cronograma.
Projeto Político Pedagógico

Vê a creche como um todo em sua perspectiva estratégica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais.


Perguntas 
Respostas 
1-  Como é desenvolvido o Plano Pedagógico?

O primeiro passo foi construir o Projeto Político Pedagógico com toda a comunidade escolar. Com isso em mãos, podemos desenvolver nossos projetos e ações pedagógicas de maneira que todos (escola-família-comunidade) participem e colaborem, contribuindo assim para o aprendizado de todos.

2- De que maneira o coordenador pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação, bem estar e cultura das nossas crianças?


O coordenador é um agente articulador das aprendizagens na creche, é ele quem faz a ponto entre o planejamento e a execução do trabalho na creche. Assim para melhor desenvolvimento do trabalho, o coordenador deve sempre pesquisar as melhores formas dessas ações serem desenvolvidas.
3- Para você. Qual a importância da creche na vida das crianças?

A creche é hoje entendida como um contexto forma de educação e de apoio às necessidades das crianças, ao mesmo tempo em que cumpre também uma função assistencial. Ela é muito importante para o amadurecimento da criança, pois ela aprende a dividir e partilhar o espaço, os brinquedos da creche e sempre pesquisa as melhores formas dessas ações a serem desenvolvidas.

4-  Como é a relação dos pais com a creche?

Os pais são muito participativos e pontuais. Colaboram com os trabalhos e ajudam na medida do possível.
5- A educação é, na maioria das vezes, o primeiro passo das crianças para fora do ninho do ambiente familiar e do lar. Como lidar com esse momento de passagem? O que a creche oferece nessa etapa?

Deixar o filho na escola pela primeira vez não costuma ser uma terefa fácil. Nem para as crianças e pais. Mas, é possível amenizar a angústia e tomar este momento mais leve. O primeiro passo é conhecer bem a criançada, entender seus costumes e medos que ajudar a elaborar o planejamento. Quando percebem que o educador sabe coisas que as fazem se sentir bem, elas ficam mais calmas e seguras. Antes de receber a turma, é fundamental ler com atenção todas as informações contidas na ficha de anamnese (com histórico de saúde). Também é desejável fazer uma entrevista detalhada com a família. É um momento de ajuste de expectativas. É essencial escutar o que os familiares esperam e explicar os objetivos da instituição. Mostrar interesse pela criança é uma forma de tranquilizar os pais. Vale perguntar como é a rotina em casa, do que a criança gosta de brincar e de comer e se possui objetos de apego.





Algumas fotos da Creche Flor do Pequi
Banco de espera.

Entrada da creche, onde fica localizada a secretária, coordenação, direção.



Pátio da Creche.

Berçário.

Berçário.


Pátio da creche.

Pátio da creche.


Pátio da Creche.

Sala de aula

Contando História no pátio.

Contando Histórias.


No pátio. Apresentação.

Professora fazendo a apresentação.

Professora dando aula.

Apresentação.

Comemoração deia do índio.

As crianças esperando os seus pais chegarem.

Por: Gildevania Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário