segunda-feira, 16 de maio de 2016

(A Escola Ideal - O papel do professor) e (Educação e Transformação)

A Escola Ideal - O papel do Professor 





Educação e Transformação 




Por: Gildevania Melo!

A escola na vida e a vida na escola 1 - Visita na Creche Flor de Pequi


Escola: Creche Flor de Pequi
Data: 27 de abril de 2016
Espaços visitados


Salas de aula, secretária, sala dos professores, sala de computador, brinquedoteca, pátio, refeitório e cozinha. 



Relações humanas (alunos, professores, gestores, comunidade, escolar)

Os alunos ficam a vontade com os professores, assim demostrando confiança. A coordenadora e a diretora sempre estão presentes nos momentos de brincadeiras no pátio..
Organização do trabalho pedagógico

Há um roteiro na organização pedagógico, para que as crianças venham aprender a ter rotina, e assim, aproveitá-las com muita alegria.
7:30 às 7:45 – Acolhida
7:45 às 8:15 – Rodinha /Chamadinha /Quantos Somos/Ajudante do Dia
8:15 às 8:45 – Café da Manhã
8:45 às 9:00 – Hora do Canto
9:00 às 9:30 – Pedagógico 1
9:30 às 9:45 – Lanche (Colação)
9:45 às 10:00 – Parque
10:00 às 10:15 – Área Externa (Lúdico)
10:15 às 11:15 – Pedagógico 2
11:15 às 11:45 – Momento Literário
11:45 às 12:15 – Almoço
12:15 às 12:30 – Escovação
12:30 as 14:15 – Descanso
14:15 às 14:30 – Lanche/Colação
14:30 às 15:00 – Atividade Lúdica
15:00 às 16:45 – Banho
16:30 às 17:00 – Preparação para a saída
Gestão escolar

É o que gerencia os processos internos da creche, e executa as atividades de acordo com o cronograma.
Projeto Político Pedagógico

Vê a creche como um todo em sua perspectiva estratégica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais.


Perguntas 
Respostas 
1-  Como é desenvolvido o Plano Pedagógico?

O primeiro passo foi construir o Projeto Político Pedagógico com toda a comunidade escolar. Com isso em mãos, podemos desenvolver nossos projetos e ações pedagógicas de maneira que todos (escola-família-comunidade) participem e colaborem, contribuindo assim para o aprendizado de todos.

2- De que maneira o coordenador pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação, bem estar e cultura das nossas crianças?


O coordenador é um agente articulador das aprendizagens na creche, é ele quem faz a ponto entre o planejamento e a execução do trabalho na creche. Assim para melhor desenvolvimento do trabalho, o coordenador deve sempre pesquisar as melhores formas dessas ações serem desenvolvidas.
3- Para você. Qual a importância da creche na vida das crianças?

A creche é hoje entendida como um contexto forma de educação e de apoio às necessidades das crianças, ao mesmo tempo em que cumpre também uma função assistencial. Ela é muito importante para o amadurecimento da criança, pois ela aprende a dividir e partilhar o espaço, os brinquedos da creche e sempre pesquisa as melhores formas dessas ações a serem desenvolvidas.

4-  Como é a relação dos pais com a creche?

Os pais são muito participativos e pontuais. Colaboram com os trabalhos e ajudam na medida do possível.
5- A educação é, na maioria das vezes, o primeiro passo das crianças para fora do ninho do ambiente familiar e do lar. Como lidar com esse momento de passagem? O que a creche oferece nessa etapa?

Deixar o filho na escola pela primeira vez não costuma ser uma terefa fácil. Nem para as crianças e pais. Mas, é possível amenizar a angústia e tomar este momento mais leve. O primeiro passo é conhecer bem a criançada, entender seus costumes e medos que ajudar a elaborar o planejamento. Quando percebem que o educador sabe coisas que as fazem se sentir bem, elas ficam mais calmas e seguras. Antes de receber a turma, é fundamental ler com atenção todas as informações contidas na ficha de anamnese (com histórico de saúde). Também é desejável fazer uma entrevista detalhada com a família. É um momento de ajuste de expectativas. É essencial escutar o que os familiares esperam e explicar os objetivos da instituição. Mostrar interesse pela criança é uma forma de tranquilizar os pais. Vale perguntar como é a rotina em casa, do que a criança gosta de brincar e de comer e se possui objetos de apego.





Algumas fotos da Creche Flor do Pequi
Banco de espera.

Entrada da creche, onde fica localizada a secretária, coordenação, direção.



Pátio da Creche.

Berçário.

Berçário.


Pátio da creche.

Pátio da creche.


Pátio da Creche.

Sala de aula

Contando História no pátio.

Contando Histórias.


No pátio. Apresentação.

Professora fazendo a apresentação.

Professora dando aula.

Apresentação.

Comemoração deia do índio.

As crianças esperando os seus pais chegarem.

Por: Gildevania Melo

A vida na escola e a escola na vida 1 - Visita na escola (E.C 36 de Ceilândia)

Visitando a Escola Classe 36 de Ceilândia que fica localizada no P.norte.
 Escola Classe 36 de Ceilândia


Espaços visitados: quadra esportiva, sala de aula, direção, área de recreação, cantina, mural de atividades, setor pedagógico.

Relações Humanas (alunos, professores, gestores, comunidade escolar): A unidade escolar apresenta um bom relacionamento com todos os segmentos por meio de eventos, reuniões periódicas e festas.

Organização do Trabalho Pedagógico: O trabalho pedagógico é realizado com base no PPP, construído no início do ano letivo.

Gestão Escolar: A gestão é democrática composta pelo diretor, vice-diretor, supervisora pedagógica e chefe de secretaria escolar.

Projeto Político Pedagógico: O PPP é construído a cada ano com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar com base na realidade e necessidade da Unidade de Ensino no referido ano.





Mural de Trabalhos


Painel em homenagem ao mês das mães. Todos os dias os alunos deixa uma mensagem no envelope para sua mamãe, cada envelope tem o nome de cada mamãe.

Campanha sobre o mosquito da Dengue.



Recreação
Mesa de Pebolim (O mais famoso TOTO)

Quadra Esportiva


Sala de aula, Setor Pedagógico e Direção

Sala de aula


Setor Pedagógico


Direção




Visitando a E.C 36 de Ceilândia percebemos que a relação entre alunos e professores é bem harmoniosa, os alunos tem um grande carinho com os professores e os professores com os alunos. 


No recreio escolar há monitores que são os próprios alunos para ajudar na organização e monitoramento do recreio, para assim, a escola ter um recreio melhor onde os alunos brincam, conversam da melhor forma possível.


O vice-diretor, a funcionária que fica no portão, o atendente da secretária e a supervisora são bem atenciosos, bem receptivos, e dispostos a responder as perguntas. 
Foi muito bom a visita, uma experiência única e produtiva.

Por: Ana Cláudia